Terceiro Encontro de Cultura Popular de Búzios reúne fazedores de cultura de diversas nacionalidades

A terceira edição do Encontro de Cultura Popular, realizado nos dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro, marcou uma celebração única de tradições e expressões culturais em Búzios. Este ano, o evento não apenas reuniu representantes de diversos municípios e estados do Brasil, mas também foi palco das entregas do cobiçado título “Amigo da Cultura”.  Mais de 50 municípios, 11 estados e representantes de 11 países participaram do encontro.

No último dia do evento momentos solenes marcaram a ocasião, incluindo a apresentação do Livro do Tombo. De acordo com o secretário de Cultura e Patrimonio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, esse livro desempenhará um papel crucial ao registrar os bens materiais e imateriais históricos do município, que atualmente estão em processo de tombamento.

Outros marcos importantes durante o encontro foi as apresentações das documentações para o prefeito Alexandre Martins, sobre a abertura do Fundo Municipal da Cultura, da criação da Lei Zebina, que institui o “Dia Municipal da Mulher Quilombola Buziana, a ser comemorado em 19 de dezembro e a criação da Lei de Incentivo à Cultura Municipal de Armação dos Búzios, uma importante ferramenta para fomentar e fortalecer as expressões culturais locais.

O encontro contou com a presença marcante dos fazedores de cultura, representantes da sociedade civil e povos tradicionais, consolidando-se como um espaço de diversidade e valorização das raízes culturais.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, o evento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil do Rio de Janeiro.

O evento reafirmou o compromisso da cidade em preservar, celebrar e impulsionar sua rica herança cultural.

Veja mais Notícias

Cadastro de Artistas e Grupos

Acesse aqui o cadastro de artistas, grupos e equipamentos culturais

Seu Cadastro foi feito com Sucesso